segunda-feira, 31 de março de 2014

EXPOSIÇÃO NO CENTRO E DOCUMENTAÇÃO E MEMÓRIA MAIRINQUENSE

À partir de hoje, 31 de março de 2014, se encontram expostas 7 pinturas da mostra "Paulistania" de autoria do pintor Rômulo P.; são pinturas à óleo sobre painel que foram apresentadas no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo - Assembléia Legislativa do estado de São Paulo, Centro Regional de Contabilidade - Metrô Marechal Deodoro, C&C Imigrantes; mostras foram realizadas com a curadoria do crítico de Arte Dr. Emanuel von Lauenstein Massarani (crítica abaixo)
Pela primeira vez serão mostradas em Mairinque através da iniciativa do Centro de Documentação e Memória Mairinque, em horário comercial das 8 âs 17 horas. Em destaque estará exposta também a obra "Estação Ferroviária de Mairinque e Pelica










"O discurso que Rômulo Pereira nos propõe merece, sem dúvida, uma atenta observação. Suas obras se originam de um inato sentimento de pesquisa em que é evidente o sentido de uma espacialidade construtivista envolvendo temas que valorizam o que ainda resta de nosso patrimônio histórico. 
O construtivismo geométrico cria por sua vez uma dimensão de pureza e de verdade como matéria no infinito, enquanto o realismo do tema central, envolvido por formas espaciais variadamente cromáticas, nos oferece uma visão de composições inventadas livremente. O conjunto é resultado de uma cuidadosa pesquisa que alcança uma afirmação própria e exclusiva na problemática da existência contemporânea. 
A pintura do tema central, qual seja, a valorização de nossos patrimônios culturais, assume um seu tom definido um caráter preciso, uma consciência formal e expressiva. Ela age na valorização cromática num sentido emotivo e sentimental. 
No âmago da inclinação artística de Rômulo Pereira existe uma feliz disposição romântica que priviligia o conteúdo dos sentimentos. Na obra Museu do Ipiranga doada ao Museu do Parlamento de São Paulo, eis que a representação pictórica transmite através da cor, da luz e de cada elemento figurativo um respiro que responde às exigências interiores do artista." 

Dr. Emanuel von Lauenstein Massarani (Crítico de Arte, Diretor Geral do Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, Presidente do Instituto de Recuperação do Patrimônio Histórico de São Paulo e Superintendente do Patrimônio Cultural da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo) 

Veja: 
http://www.al.sp.gov.br/portal/site/Internet/DetalheNoticia?vgnextoid=f6b3657e439f7110VgnVCM100000590014acRCRD&id=a12742894d8d1310VgnVCM100000600014ac____&textoBusca=romulo&flRealca=T 



http://www.imprensaoficial.sp.gov.br/PortalIO/DO/BuscaDO2001Documento_11_4.aspx?link=/2011/legislativo/agosto/19/pag_0011_FF9IGBRKN24GFeBIB13LF9LDH9A.pdf&pagina=11&data=19/08/2011&caderno=Legislativo&paginaordenacao=100011 

Nenhum comentário:

Postar um comentário